Decretada situação de emergência na região oeste do Pará
Defesa civil nacional reconhece situação de emergência no baixo amazonas nas cidades de Oriximiná, Curuá e Rurópoles. A expectativa agora é para agilizar os repasses de recursos para ajudar as famílias em situação de risco.
A estiagem já afeta moradores do baixo amazonas, além da seca dos rios e lagos, incêndios florestais atingem grande parte das comunidades rurais, estes municípios tiveram a situação de emergência reconhecida na região oeste do Pará: Oriximiná, Curuá e Rurópolis.
As prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Em Oriximiná, o gestor municipal antecipou o pedido enviando vários relatórios demonstrando a gravidade da estiagem no município. Nas palavras do prefeito, Delegado Fonseca; "Nossas equipes já levaram ajuda humanitária para todas as comunidades do Sapucuá, com recursos do município, e agora estamos nos organizando para ajudar algumas comunidades do médio trombetas. Com o reconhecimento do estado de emergência pelo governo federal estamos aptos a receber ajuda do Ministério da Integração Nacional, beneficiando ainda mais o nosso povo do interior, diretamente impactado pela estiagem. Vamos pra cima"
Comentários (1)
Situação preocupante no Baixo Amazonas. Acompanhe diariamente as notícias de nossa região aqui na rádio Fênix
2 meses atrás